Acção pelo Futuro dos Estudantes de Medicina
May 2012 27

Na próxima Quinta-feira, dia 31 de Maio, os estudantes de Medicina vão mobilizar-se e expressar, de forma simbólica, a sua posição relativamente à situação da formação médica.

Junta-te a nós na defesa do Internato Médico! Temos transporte planeado – saída da FMUP às 11:30h, estando incluído o almoço. Haverá também justificação de faltas. Por questões logísticas (para reservarmos autocarros e tratarmos do almoço), pedimos que se caso estejam interessados em ir, se inscrevam na Lina, ou no site da AEFMUP.

Queremos mostrar quem somos e quantos somos. Vamos reunir-nos à porta do Ministério da Saúde, e criar uma “simbólica” fila de espera pelo internato médico. Vamos relembrar ao Governo o que é esperado do Ministério da Saúde no que diz respeito à formação. Espera-se qualidade e espera-se acesso.

Com esta acção, pretendemos chamar a atenção da opinião pública para a realidade da formação médica:

Só se é médico completo com um internato (=especialidade) após o curso de Medicina;
Quando acabamos o curso, não completamos ainda a nossa formação, somos “pré-médicos”;
Sem o devido planeamento, um aumento no número de vagas para os cursos de Medicina, não significa mais médicos no País.