Petição: Época especial trabalhador-estudante
Apr 2013 19

Iniciou-se a recolha de assinaturas para a petição “Época especial para os trabalhadores-estudantes, endereçada ao Magnífico Reitor da Universidade do Porto. Esta iniciativa, promovida pelas associações de estudantes da UP no seio da FAP, tem como objectivo exigir que seja restabelecido o acesso à época especial de Setembro por parte dos trabalhadores-estudantes da nossa universidade.

Os trabalhadores-estudantes são colegas que sendo já trabalhadores decidiram ainda assim melhorar a sua formação; e também colegas que sendo já estudantes, pelas suas condições de vida, necessitam de trabalhar para sustentarem os seus estudos. Acresce que as dificuldades sentidas nos últimos anos têm pressionado os estudantes para se tornarem trabalhadores-estudantes, sob pena de terem de abandonar o ensino superior, desistir das suas aspirações, abdicar dos seus sonhos.
Em sentido inverso, a Universidade do Porto tem reduzido as condições que permitam a frequência e o sucesso dos trabalhadores-estudantes, de que é exemplo paradigmático o fim do acesso à época especial de setembro.
Por Lei, a Universidade do Porto está não só obrigada a reconhecer os direitos já expressamente consagrados dos trabalhadores-estudantes, como a criar ela própria «as condições necessárias a apoiar os trabalhadores-estudantes». Estas condições que a Universidade do Porto tem obrigação legal de criar não existem, sendo provavelmente a única instituição de ensino superior em que a condição de trabalhador-estudante é desta forma ignorada e desvalorizada: Urge mudar esta situação!

Assim, exigimos a alteração das regras de avaliação aplicáveis a estes trabalhadores-estudantes de forma a permitir-lhes o acesso em todos os anos letivos à época especial, em setembro, como foi (boa) prática até ao ano letivo 2011/12.

Podes encontrar as listas da petição para assinar na tua Associação de Estudantes!

Comenta